Esse procedimento é realizado quando montadoras e fábricas de veículos identificam algum defeito em seus produtos que possa colocar a vida de seus usuários ou de terceiros em risco. Esse serviço está descrito na Lei nº 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor.
Como o objetivo desses chamados é proteger o consumidor, a divulgação dos avisos de riscos e chamadas para reparo devem ser de alta amplitude, com informações claras, descrição exata do defeito e dos riscos que ele traz. Também é necessário informar as medidas preventivas que o consumidor deve tomar.
O recall tem grande importância e qualquer reparo que o veiculo venha precisar deve ser executado o mais rápido possível. No Brasil, o código de Defesa do Consumidor possui uma lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produção são enquadrados como fatores que podem causar riscos.
Conhecer os direitos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor é tão necessário quanto entender sua relevância. Caso o carro conste do recall, é preciso entrar em contato com o fornecedor, que provavelmente designará que o usuário compareça em alguma sede para realizar o ajuste.
Em abril de 2021 houve mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e uma dessas mudança é o impedimento de realizar o licenciamento caso o veículo não tenha atendido ao chamado de reparos. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Senatran), o veículo que não responder ao chamado após um ano da notificação, terá o chamado de recall incluso no CRLV, impedindo assim o licenciamento.
Antes, os recalls eram divulgados apenas na rádio, TV ou jornais. Não se tinha certeza de que as pessoas impactadas viriam as propagandas e atenderiam os chamados das fabricantes. As montadoras também tinham o endereço e telefone do motorista que havia comprado o veículo e poderiam informá-lo sobre o recall pendente. Era comum o envio de uma carta.
Porém, esse carro era vendido para outra pessoa depois de algum tempo. Para rastrear o dono atual do veículo demandaria muito esforço. Por isso, o contato entre a fabricante e o primeiro proprietário seria irrelevante neste cenário. Atualmente, o recall pendente pode ser descoberto através da notificação no documento do veículo, no portal de serviços do Senatran ou pelo site da montadora.
A Autocorp soluções em tecnologia, atua para contribuir com esse rastreamento e segurança para fornecer a montadora e empresas de veículo. A empresa promove o tratamento de dados com respeito e observância a lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) e o demais legislações vigentes em nosso país.