Entenda o que pode acarretar na sua compra um veículo oriundo de Leilão.
Veículos ofertados e vendidos em leilão costumam ser provenientes de companhias de seguros, instituições financeiras, lojas de carros, locadoras ou até de empresas privadas que estão renovando suas frotas. Geralmente grandes empresas, montadoras, bancos, financeiras, seguradoras, precisam desmobilizar veículos e utilizam leiloeiros oficiais para essa venda.
É importante saber que todo leiloeiro é obrigado a publicar um edital com informações sobre o veículo, informando se o mesmo está sendo ofertado por motivo de sinistro ou não.
Leilão oriundo de Sinistro
Veículos de seguradoras são chamados de sinistrados. Alguns foram recuperados de roubo ou furto depois que a companhia indenizou o segurado e podem estar em perfeito estado. Outros sofreram colisão ou algum tipo de dano, como ter passado por uma enchente, que fez a companhia ficar com o veículo e indenizar o segurado.
Para registro do sinistro, os veículos são classificados em três categorias: pequena, média e grande monta. A avaliação, apoiada nos critérios oficiais é classificada como:
Veículos com outras origens, também podem ser leiloados. Como é o caso de bancos, financeiras, lojas de automóveis, locadoras e empresas privadas dos mais variados setores. Essas empresas recorrem ao leilão para reduzir seus estoques ou ter uma liquidez de seus bens de forma mais rápida.
Negociar um veículo oriundo de leilão pode além de trazer prejuízo financeiro, afetar a imagem da empresa no mercado.