O “Alerta de Roubo/Furto” informa que o veículo pesquisado foi subtraído mediante violência (roubo) ou sem agressão direta (furto).
Existe um registro de Boletim de Ocorrência de Roubo/Furto que é preenchido na Delegacia de Polícia, ou na presença uma autoridade policial em local diverso. Em geral, a presença dessa anotação no sistema significa que o automóvel ainda não foi recuperado pelo proprietário. O relatório completo oferece os dados de localização onde aconteceu o ilícito, o nome do informante e o dia da ocorrência.
Há categorias ainda mais detalhadas dependendo do sistema de consulta. Elas demonstram o histórico do veículo no que diz respeito a sinistros deste tipo. É possível constatar se o carro fora furtado, roubado e recuperado até mesmo sem a confecção de um Boletim de Ocorrência.
A consulta ao sistema de informações da Autocorp permite verificar a indicação de que o carro foi roubado ou furtado, com isso, o lojista pode acender um sinal de alerta para os riscos de comercializar um bem com esse apontamento.
Afinal, um carro com histórico de roubo e furto ativo implica em várias complicações que vão desde transferência que não poderá ser feita e poderá ter apreensão da polícia do móvel, mesmo você tendo pago por ele.
Caso você esteja lidando realmente com o real proprietário do carro e a anotação de roubo ou furto ainda constar no registro do automóvel, é preciso dar baixa na restrição e regularizá-lo antes de concretizar a compra. A baixa poderá ser feita diretamente na polícia, através do agendamento de um procedimento de vistoria para retirar ou modificar a anotação do sinistro. Somente o proprietário do veículo ou seu procurador legal poderão requerer a baixa de restrição.
Porém ao adquirir um móvel com histórico de Roubo e Furto faz com que algumas seguradoras não aceitem o seguro desse veículo com 100% de cobertura.
Analisar os indicadores de segurança do veículo garantem a sua credibilidade no mercado!